domingo, 15 de novembro de 2009

Aula LETA 09 outdoor

As aulas de Oficina de Leitura e Produção de Textos (LETA 09) que são para mim muito interessantes e divertidas, nos deixam livres à discussão e também são um parto (de texto) a cada sexta! Digo parto, pois textos são como filhos para mim - frutos do nosso discurso.
Desta vez a aula foi no pátio da biblioteca e com direito a discussões fervorosas (como eu gosto) a respeito de discriminação e preconceitos em todos os aspectos.
Quando falamos disso tocamos em muitas feridas histórico-sociais e mexemos também com discursos fajutos e frágeis de respeito ao outro. Principalmente quando vejo o conhecimento sendo utilizado para diminuir o outro, suas crenças e seu modo de vida.
Tudo começa quando nos olhamos no espelho e criamos estereótipos sobre nós mesmo, em que eu sou uma excelente pessoa e que é o outro que precisa mudar mais do que eu. Na discussão cheguei a questionar a própria imagem que fazemos de nós baianos (hospitaleiros e alegres), como se todo baiano fosse assim como nos vemos e que se todo o sulista é como nós também estereotipamos. Toda imagem e ideia que temos sobre tudo passa por um filtro do nosso contexto interno portanto, será que não é a minha visão que está corrompida?
Falamos sobre o péssimo comentário de Caetano Veloso sobre o Presidente Lula e salientei que foi um nordestino nascido no recôncavo baiano que proferiu palavras tão preconceituosas, fruto de uma elitização cultural que inferioriza o que é popular (Até acho que o título de MPB está ultrapassado, pois já se tornou um estilo elitista). Caetano, até então, não seria uma pessoa capaz de fazer um comentário tão ridículo desse e que ofende a sua própria raiz.
Vamos sempre analisar o nosso próprio discurso e ver que tipo de preconceitos estamos carregando, pois estes são inevitáveis!

Um comentário: